Uma das posições mais polêmicas do Jiu-Jitsu atual, o berimbolo é visto com maus olhos por muitos praticantes de Jiu-Jitsu, com o argumento de que o movimento impede a fluidez da arte suave. Kron Gracie, um dos maiores expoentes do chamado “jogo solto” no Jiu-
Jitsu foi mais um a criticar o berimbolo, em entrevista à TATAME.
“O berimbolo é uma bagunça, uma merda, um jeito de se enganar para poder fazer um ponto. O atleta se coloca em uma posição bem ruim, que se fosse no Vale-Tudo, tomaria uma bomba na cara e iria se foder muito. É uma posição que, assim como a 50-50, talvez uma vez ou outra você deva fazer, mas treiná-la, achar que isso é Jiu-Jitsu… Quando passar a não funcionar mais, as pessoas verão que perderam muito tempo no caminho errado. Tem gente ganhando título com isso, mas não é o Jiu-Jitsu bonito, aquele que você quer ver e ensinar ao seu filho. Eu sou contra, porém, não sou Deus para falar o que as pessoas devem ou não fazer. Estou feliz com meu jeito de lutar. Se as pessoas quiserem fazer como eu, ótimo. Se quiserem fazer o berimbolo, que façam o berimbolo”
Conhecido pelo jogo ofensivo, Kron, filho de Rickson Gracie, entra em todas as suas lutas disposto a buscar a finalização.
Fonte: Revista Tatame
Nenhum comentário:
Postar um comentário